Um molusco de forte personalidade, o polvo tem de ser cozido antes de ser cozinhado. Seja para fazer no forno, à lagareiro, para arroz de polvo, filetes ou salada, não há volta a dar: o polvo tem mesmo de ir à panela ou não conseguirá mastigá-lo. Mesmo depois de cozido, se não for usada uma boa técnica, corre o risco de ficar com uma textura um tanto parecida a borracha, pouco apreciada pela maioria das pessoas.
Assim, antes de avançar para aquela receita de polvo que tanto queria fazer, a primeira coisa a fazer é cozê-lo. E não basta pô-lo numa panela ao lume, como se faz com os legumes. Para que a carne do polvo fique tenra e macia como é pretendido, há uma dica infalível. O truque consiste em mergulhar aos poucos o polvo na água a ferver, para que os músculos cedam com a diferença de temperatura. Só assim conseguirá uma carne tenra e saborosa.
Prepare o braço para mergulhar o polvo, sem largar, duas ou três vezes na água. Só depois ele estará preparado para entrar definitivamente na panela, onde cozerá durante meia hora, ou até estar com a textura que pretende.
Vamos à receita da salada? Ora vejam!
Ingredientes:
- Polvo
- Cebola
- Alhos
- Coentros
- Azeite
- Vinagre
- Sal
Preparação:
Depois de cozido, retire o polvo da panela e corte em pedaços pequenos.
Pique finamente a cebola e os coentros.
Numa tigela misture o polvo, a cebola, os coentros, o azeite e o vinagre.
Tempere com sal e pimenta e misture bem.
A salada de polvo deve ser servida fria.
Voilà!
Sem comentários:
Enviar um comentário