sábado, 3 de outubro de 2020

Pastéis de Chaves



Hoje, resolvemos enveredar por uma aventura: fazer pastéis de chaves e recordar a gastronomia exímia desta cidade exuberante. 

A história do Pastel de Chaves remonta a 1862, quando uma vendedora, cuja origem se desconhece, percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar os flavienses. Com tal escassez, e para satisfação da gula transmontana, a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro terá oferecido uma libra pela receita de tão gostosa iguaria.

Perdurando na memória e no paladar, os pastéis acabaram por conquistar um lugar de destaque na gastronomia Nacional. Uma aposta que valeu o epíteto de ―melhores pastéis folhados de Portugal. (Revista Unibanco Janeiro / Fevereiro 2004)

O Pastel de Chaves é, deste modo, um símbolo da pastelaria do concelho de Chaves que concentra em si pormenores históricos e culturais.

Ingredientes:

– 1 kg de carne picada (vitela)
– 50 gr. de rodelas de chouriço
– 4 cebolas médias
– 3 dentes de alho
– 1 tomate pelado
– Meio raminho de salsa
– 2 embalagens de massa folhada
– 2 colheres (de sopa) de vinho branco
– 2 colheres (de sopa) de azeite
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho, cubra o fundo com azeite, as cebolas e os alhos picados. Deixe alourar.
Acrescente a salsa picada, a pimenta, o tomate, o vinho e o sal. Deixe marinar ao longo de 10 minutos, mantendo sempre o tacho tapado.
Quando o molho ficar apurado, junte a carne e o chouriço. Misture bem e tape, novamente, para cozinhar durante cerca de 20 minutos. Envolva o preparado de vez em quando para que não pegue.
Fatie a massa folhada em círculos. Assim que a carne arrefecer, preencha os círculos com o recheio preparado, recorrendo a uma colher de sopa. Feche a massa.
Forre um tabuleiro com a ajuda de um papel vegetal, ponha os pastéis e coloque no forno durante uns 20 minutos, com o forno numa temperatura alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário