Uma das leguminosas mais digestíveis do mundo, a lentilha faz parte da alimentação humana desde a pré-história. Seu nome vem do latim “lenticula”, sendo essa palavra um diminutivo de lente. Por analogia de forma, o alimento deu nome aos objetos de vidro que entravam na fabricação de instrumentos ópticos, como as lentes dos óculos e a lente de contato. Provavelmente, cultivada há cerca de 10.000 anos, as lentilhas são originárias da Ásia, havendo registo de sua existência, já nessa época, no norte da Síria. No desenvolvimento da agricultura do neolítico, elas eram consumidas na Grécia e sul da Bulgária, chegando à Creta cerca de 6.000 anos a.C. Na era do bronze, tornaram-se conhecidas na Hungria, Checoslováquia, Suiça, Alemanha e França. A iguaria era também apreciada no Egito dos faraós, onde era aproveitada nas sopas. Os assírios também a conheciam: documentos indicam que elas eram cultivadas nos famosos jardins suspensos da Babilónia, no século VIII a.C. Na Grécia antiga, as lentilhas eram conhecidas como alimento dos pobres. Nessa época, um novo rico dizia que não gostava mais de lentilha. E a leguminosa logo se espalhou pelo Leste. Povos da Índia, Oriente Médio e África do Norte foram alguns dos que a utilizavam como base na alimentação. Já no século XVI, a lentilha é introduzida na América, mas apenas com o fim da Primeira Guerra Mundial passa a ser cultivada nos Estados Unidos e Canadá. Aliás, o Canadá é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de lentilha. Hoje, contrariando a história, a lentilha simboliza riqueza e por isso é um alimento que não pode faltar na ceia de Réveillon, em muitos locais. Além disso, na Cozinha Vapza, as lentinhas são uma opção saudável de alimento para o ano inteiro. Práticas e nutritivas, em pratos frios ou quentes, são muito agradáveis.
Aqui fica uma sugestão!
Ingredientes:
- Lentilhas
- Milho
- Espinafres
- Atum
- Cebola
- Alho
- Azeite
- Caril
- Pimenta Preta
- Sal
Preparação:
Demolhar as lentilhas cerca de 8 horas. No nosso caso, colocámo-las de molho à noite, para serem cozinhadas na manhã seguinte.
Ingredientes:
- Lentilhas
- Milho
- Espinafres
- Atum
- Cebola
- Alho
- Azeite
- Caril
- Pimenta Preta
- Sal
Preparação:
Demolhar as lentilhas cerca de 8 horas. No nosso caso, colocámo-las de molho à noite, para serem cozinhadas na manhã seguinte.
Numa panela, colocar as lentilhas demolhadas e bem escorridas, cobrindo-as com água e sal. Deixar cozer até estarem tenras.
Depois, num tacho, saltear sobre lume brando os dentes de alho e as cebolas picadas finamente. No momento em que o refogado estiver mais loiro, introduzir os espinafres e temperar com sal.
Adicionar o milho e mexer para, de seguida, acrescentar as lentilhas e o atum, temperando com pimenta preta, caril e, se necessário, acrescentar um pouco mais de sal. Envolver o preparado e deixar cozinhar até ficar pronto.
Levar à mesa!