sábado, 2 de maio de 2020

Scones de aveia e maçã



Outro dia, comemos scones e fiquei com vontade de investigar a origem destas pequenas delícias. Aproveitei e fiz uns quantos em casa.
Scones tem origem escocesa/inglesa/irlandesa, não se sabe muito bem quem tem o mérito da origem mas a primeira referência, dada em livros, vem da Escócia em 1513 em textos de um poeta local, além de serem relacionados com uma antiga tradição galesa de cozinhar pequenos bolos redondos usando levedura.
A origem do nome também é incerta, nas pesquisas que efetuei, encontrei três histórias: a primeira vem de Stone of Destiny, local onde os reis escoceses eram coroados, Stone teria virado Scone. A segunda história mostra que a palavra vem de "sgonn", palavra gaélica que significa grande massa; e por último temos a palavra alemã "schoonbrot", que significa pão fino e bonito.
Na versão original da receita usa-se aveia e levedura e a massa era aberta em um grande círculo, cortando-se em triângulos, como as fatias de pizza. Nos dias de hoje, existem várias versões para receita, com ou sem recheio, em formatos de triângulos ou círculos e a levedura foi trocada pelo fermento e a aveia por farinha branca.

Todavia, a receita que vos trazemos, hoje, não contém nem açúcar nem farinha. Ora vejam!


Ingredientes:

-100 g flocos de aveia
- 1 Maçã
- 1 ovo
- Uma colher de bicarbonato de sódio
- 100 ml leite ou bebida vegetal de amêndoa
- Nozes picadas

Preparação:

Comece por triturar a aveia e a maçã. Passe para uma tigela e junte o ovo, o bicarbonato e o leite ou bebida vegetal de amêndoa. Em seguida, faça pequenas porções e coloque num tabuleiro de ir ao forno Polvilhe com as nozes picadas. Deixe no forno aquecido a 180º durante 15-20 minutos até ficarem douradinhos. Deixe arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário