Sabem como foi feito este arroz?
Na panela de pressão!
Ficou muito saboroso e "malandrinho".
A propósito, qual a origem da expressão "Arroz malandro ou malandrinho"?
Observe-se que, muitas vezes, um prato é qualificado de malandro ou malandrinho, o que permite aventar a hipótese de se tratar de uma metáfora ou de uma hipálage. Com efeito, o arroz malandro é um arroz cozinhado em água abundante'; é, portanto, um arroz molhado, que «corre» ou que «foge» como fazem os ladrões, isto é, os malandros. Como nota etimológica, importa referir que, segundo José Pedro Machado (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa), a palavra malandro é um derivado regressivo de malandrim, embora este lexicógrafo não exclua a possibilidade de se tratar de um empréstimo directo do italiano “malandro”. Malandrim tem origem no castelhano “malandrín”, por sua vez adaptação do italiano “malandrino” ou no catalão “malandrí” (idem). O termo italiano “malandrino” terá sido adoptado sob a forma malandrino, que além de adjectivo, nas acepções de «relativo a malandrim ou a malandro» e «que possui costumes, conduta ou modos de malandro» (Dicionário Houaiss), também é sinónimo do nome malandro. Por último, malandro é a palavra que, no Brasil, designa um tipo social carioca, caracterizado por um estilo de vida despreocupado.
Ingredientes:
- Arroz Vaporizado
- Bacalhau
- 1 ou 2 Pimentos
- Espinafres
- Tomate
- Sal
- Água
- Azeite
- Cebola
- Alhos
- Louro
- Pimenta Preta
Preparação:
Coza o bacalhau com água e uma folha de louro, num tacho, diminuindo o lume após ferver.
Retire do lume e reserve.
Na panela, faça um refogado com azeite, 1 cebola grande e 3 ou 4 dentes de alho picados.
Depois de alourar, acrescente o tomate cortado. Deixe cozinhar mais um pouco e adicione os espinafres.
Corte os pimentos, previamente limpos de sementes, em tiras e junte-os ao refogado de tomate.
Posteriormente, regue, o preparado, com o caldo da cozedura do bacalhau coado num passador e, quando retomar fervura, incorpore o arroz. Tempere com sal e pimenta preta.
Junte o bacalhau, devidamente preparado. Mexa, tape a panela de pressão e após começar a ferver, deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos.
Quando a panela perder o vapor, abra, mexa o arroz e sirva!
Sem comentários:
Enviar um comentário